Estudo 11 Estudo 13

A Bíblia Fala

22-O Dinheiro de Deus nas Minhas Mãos

Quando Cristo iniciou Seu ministério em Jerusalém, uma das primeiras coisas que fez foi expulsar do templo os cambistas. Vemos que três e meio anos mais tarde, quando se aproximava do final de Seu ministério terrestre, os cambistas haviam voltado ao templo. Notemos o que diz a Bíblia que Ele fez: "Tendo Jesus entrado no templo, expulsou a todos os que ali vendiam e compravam; também derrubou as mesas dos cambistas e as cadeiras dos que vendiam pombas. E disse-lhes: Está escrito: A Minha casa será chamada casa de oração; vós, porém, a transformais em covil de salteadores." S. Mateus 21:12 e 13

Se o Senhor hoje visitasse as igrejas, em muitas delas diria o mesmo que disse 1900 anos atrás. Não faz muito, um diário mencionou o caso de um pastor de certa igreja que se viu sem fundos para a marcha normal de sua igreja. Ideou um sistema muito engenhoso para levantar recursos. Mandou imprimir cartões de rifa e os vendeu. O primeiro prêmio era uma caixa de uisque da melhor qualidade. Algum bom membro de sua igreja, depois de ter sido por seu ministro ensinado a jogar, tornar-se-ia o orgulhoso possuidor de uma caixa de uísque, com o qual se poderia embebedar.

Alguns religiosos defendem essas práticas, dizendo que são necessárias para custear a pregação do evangelho. Não seria necessário descer a tal profundeza de iniqüidade se tomássemos a Bíblia e deixássemos que Deus mostrasse Seu plano para difusão da mensagem do evangelho.


1. Qual é o plano de Deus para a provisão de fundos para Sua obra? Mala:3:10

2. Como mostrou Abraão que reconhecia o sistema do dízimo? Gene:14:18-20

NOTA: Hebreus 7:1 e 2 também nos diz que Abraão deu a décima parte de tudo. O dizimo é a décima parte.

3. Que porção de suas rendas prometeu Jacó a Deus pelas bênçãos recebidas? Gênesis 28:20-22

4. Para que finalidades era usado o dízimo nos dias do Israel antigo? Numeros 18:21 e 24

5. A quem pertence o dízimo? Levítico 27:30 e 32

6. Em que base pede Deus o dízimo como Lhe pertencendo de direito? Salmos 24:1; Salmos 50:10-12

7. Quem nos da a capacidade de ganhar o pão? Deuteronomio 8:18

8. Qual deve ser nossa atitude para com Deus, por tudo que nos confiou? Provérbios 3:9 e 10

9. Que disse Jesus da fidelidade dos judeus quanto ao dar o dízimo? S. Mateus 23:23

NOTA: Embora asssinalasse seus erros. Aprovou Ele o dar o dízimo.

10. Como, diz S. Paulo, deve ser mantido o ministro cristão? I Conintios 9:13 e 14

11. Que faz o homem, quando retém de Deus o dízimo e as ofertas? Malaquias 3:8 e 9

12. Que bênçãos promete Ele aos que forem fiéis em reconhecer Seu direito de propriedade? Malaquias 3:10 e 11

13. Quando devemos pensar em Deus e em nossa obrigação para com Ele? S. Mateus 6:33

14. Como recompensará Deus o doador liberal? S. Lucas 6:38

15. Onde nos aconselha Deus que depositemos nossos tesouros? S. Mateus 6:19-21


Milhares de casos se poderiam citar, de pessoas que puseram à prova o plano de Deus e descobriram que as promessas divinas são seguras. Certo lavrador fora sempre fiel em devolver a Deus o dizimo. Um dia viu uma escura nuvem de gafanhotos no céu, e observou que iam em direção de suas plantações. Se os gafanhotos lhe devorassem a roça ele ficaria arruinado financeiramente. Reunindo aquela noite a familia em torno de si, oraram, e recordaram a Deus a promessa que havia feito em Malaquias 3:10 e 11. A família recolheu-se ao repouso e dormiram confiantes no conhecimento de que seu Pai celestial não tosqueneja nem dorme, mas vela sobre os Seus.

Na manhã seguinte o fazendeiro levantou-se e foi ver as plantações. Notou que os gafanhotos haviam destruido as roças vizinhas, até a sua cerca, de ambos os lados, mas a sua roça estava intacta. Deus cumprira a promessa e protegera dos gafanhotos a seara do fiel lavrador.

Que melhor seguro pode o homem fazer contra os desastres, as enfermidades ou acidentes, do que a sociedade com o todo poderoso Deus? Ponde em prova o plano de Deus e nunca mais ficareis sem as bênçãos que traz o tornar-vos sócios do Altissimo.

Ao refletir neste assunto, detende-vos um momento para contar as muitas bênçãos vossas. Lembrai-vos de que toda dádiva boa e perfeita procede de Deus. Com o coração transbordante de gratidão, por que não escrever "sim" após as sugestões abaixo?

(Se desejais atender, marque nos quadradinhos.)

Desejo entrar em sociedade com Deus.

Rogo que oreis por mim e meu problema especial.



Clique AQUI para imprimir este estudo.

Após preencher e imprimir esta folha,digite aqui
seus dados e dúvidas e clique em “Enviar Estudo”.
 Nome:   
 E-Mail:  
Dúvidas: